Miguel Viegas, Deputado ao Parlamento Europeu e cabeça de lista da CDU às eleições legislativas pelo circulo de Aveiro, considera que o Distrito de Aveiro tem sido uma das maiores vítimas das políticas governamentais desenvolvidas no país ao longo das últimas décadas e afirma que o tecido produtivo apesar de estar distribuído por várias áreas foi, em muitos casos, destruído criando um cenário de desemprego que os “comunistas” condenam.
Ao longo de quatro anos, o PCP diz ter dirigido ao Governo cerca de 5 mil perguntas e refere a apresentação do Plano de Emergência Social como bandeiras da ação política.
Miguel Viegas coloca-se agora como candidato ao Parlamento liderando a lista do PCP por Aveiro. Defende a criação de políticas justas e direcionadas para as especificidades industriais do Distrito. Afirmou-se como candidato otimista quanto às possibilidades de eleição (com áudio).
Diana Ferreira, deputada eleita pelo Porto, fez o acompanhamento permanente dos assuntos relacionados com Aveiro. Sublinha a forma como o Partido articulou estruturas locais e o Grupo Parlamentar e queixa-se de que os órgãos de comunicação social pretendem 'silenciar' os comunistas em Portugal. “A grande maioria dos órgãos de comunicação social têm estado ao serviço dos grupos económicos e vão silenciando a CDU”.
Diana Ferreira insiste que o momento pode ser de viragem. “Neste momento a situação é de uma grande possibilidade de reforço da CDU. A marcha de Lisboa significou a presença de muita gente sem ligações partidárias e a CDU propõe uma política de serviço público”.