A Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista promoveu, em colaboração com a concelhia de Espinho, uma tertúlia sobre liberdade e democracia, que juntou 3 Gerações de Abril.
O evento aconteceu, este sábado, na Biblioteca Municipal José Marmelo Silva e contou com João Costa, presidente da Federação, Carla Eliana Tavares, ex-deputada à Assembleia da República e António Cardoso, ex-deputado à Assembleia da República, que partilharam histórias e perspetivas de liberdade e democracia, numa conversa moderada pelo presidente da JS Espinho, Francisco Rodrigues.
Numa sessão abrilhantada por canções de abril, na voz de Inês Silva, acompanhada à guitarra por Vasco Alves, foram partilhados testemunhos também de outras pessoas presentes na iniciativa sobre a vida durante o Estado Novo.
Registou-se, acima de tudo, um reconhecimento unânime dos avanços sociais que o país realizou ao longo dos últimos 50 anos.
O Presidente da Federação, João Costa, considera que comemorar as conquistas de abril no seu cinquentenário “é um imperativo, pela importância desta data para o país na garantia da liberdade de um povo oprimido durante os 48 anos do Estado Novo ”.
“Este debate serviu também para refletir de uma forma intergeracional sobre os avanços comunitários que fizemos e sobre o que ainda nos falta fazer no futuro para continuar a cumprir abril” , remata o jovem socialista.
Para o dirigente local foi “ com muita honra ” que a concelhia de Espinho recebeu a iniciativa, inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, e na qual foi possível “ refletir sobre os valores da liberdade, da igualdade, da solidariedade, cuja importância é premente nos dias de hoje ”, conforme frisa Francisco Rodrigues.
“Comemoramos este cinquentenário com muito orgulho nas conquistas que atingimos, enquanto comunidade, estando motivados para os desafios que o futuro nos colocará” , acrescenta o jovem espinhense.