Confirmada a fundação do núcleo territorial de Ílhavo da Iniciativa Liberal.
O Partido passa a ter representação no município e tem coordenação eleita em plenário realizado na Junta de Freguesia de São Salvador (Ílhavo) no dia 2 de Abril.
Este Grupo de Coordenação Local (GCL), responsável pela política local, é composto por Sérgio Inácio (Coordenador-Geral), Anastasiya Lykholat (Vice-Coordenadora), Tiago Ferreira (Secretário), David Leite (Tesoureiro) e Alexandre Santos (Vogal).
O coordenador diz que pela frente estão dois anos para preparar a implantação da IL o que poderá indiciar o surgimento na campanha autárquica de 2025 (com áudio)
Aposta na implantação da IL e na divulgação dos ideais liberais através da realização de diversas atividades, “assim como a participação positiva e construtiva na vida política, orientada para a melhoria sustentável das condições de vida da população local, pela apresentação de propostas que assentem nas convicções liberais fundadas na liberdade individual e nas suas implicações mais importantes: responsabilidade, civilidade e igualdade”.
A Iniciativa Liberal assume-se como partido liberal tendo sido fundado em Setembro de 2016 e criado formalmente em 2017.
Nas últimas eleições legislativas, realizadas em Janeiro de 2022, a Iniciativa Liberal elegeu oito deputados à Assembleia da República: João Cotrim Figueiredo, Bernardo Blanco, Carla Castro, Carlos Guimarães Pinto, Joana Cordeiro, Patrícia Gilvaz, Rodrigo Saraiva e Rui Rocha.
Este último assumiu recentemente a liderança depois da saída de Cotrim Figueiredo.