Ílhavo: Eugénia Pinheiro passa a vereadora a meio tempo.

Surpresa nos meios políticos e no meio autárquico.

Eugénia Pinheiro passa a vereadora a meio tempo num anúncio feito esta quinta em reunião de Câmara.

A tutela da pasta da educação na Câmara de Ílhavo mantem-se nas mãos da vice presidente que, desta forma e com entrada em vigor a 1 de setembro, reduz a sua presença temporal na autarquia em pleno ano municipal da educação.

O pedido terá partido da própria vereadora com as pastas da educação e ação social.

Tema esteve em foco na abertura da reunião de Câmara desta quinta-feira para surpresa dos restantes vereadores que questionam a governabilidade desta área com menos disponibilidade.

A questão viria a merecer um pedido de esclarecimento do movimento independente que pretende saber se há iniciativa para alterar a atribuição de pastas.

João Semedo lembra que são pastas exigentes que requerem disponibilidade (com áudio)

Para já a maioria não mexe na estrutura.

Rui Dias afirma que a vereadora continuará a cumprir as mesmas funções mas a meio tempo.

A maioria que lidera a Câmara de Ílhavo passa de um quadro de três autarcas para dois a tempo inteiro e um a meio tempo.

O autarca admite reavaliar a situação mas para já diz que tudo continua como estava a 31 de Agosto (com áudio)

Eugénia Pinheiro não falou sobre as mudanças e no ar fica a dúvida sobre o carácter desta decisão e se o mandato será cumprido até ao fim ou se se prepara uma mudança estrutural no final do ano com remodelação do executivo.

Na sua intervenção inicial a vereadora aproveitou para falar da abertura do ano letivo.

Explica que há normalidade nos três agrupamentos ainda com obras em curso.

A EB Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré, começa o ano em instalações reabilitadas.

Para finalizar a obra PRR faltam apenas aspetos pontuais nos equipamentos e nos arranjos exteriores que serão executados com o ano letivo em curso (com áudio)

Quanto às escolas de Ílhavo, Secundária João Carlos Celestino Gomes e EB José Ferreira Pinto Basto, ainda têm obras pela frente.

A novidade é a rotação de alunos por espaços já concluídos e monoblocos.

Os blocos concluídos entram em operação e os que estão em obra são substituídos pelo recurso aos monoblocos.

A autarquia admitiu, ainda, lacunas quanto ao pessoal não docente à espera de reforço.