O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo – quer chegar a novos públicos e celebra o terceiro aniversário com aposta na captação de fundos para chegar também aos seniores.
Ideias transmitidas esta sexta na abertura da comemoração do 3º aniversário deste espaço de divulgação científica.
Mais de 4 mil pessoas já passaram pela estrutura instalada na Biblioteca Municipal de Ílhavo.
João Campolargo diz que é possível ir mais longe alargando a esfera de influência a outros territórios e outros públicos.
O autarca de Ílhavo acredita que essa aposta será ditada pela crescente procura e que poderá conduzir a uma valorização dos conteúdos (com áudio).
Tiago Lourenço foi o criador do espaço enquanto vereador com funções executivas na equipa de Fernando Caçoilo.
Atualmente na condição de vereador da oposição foi chamado a discursar na festa de aniversário.
O vereador, eleito pelo PSD, assumiu que este foi o seu grande projeto de vida profissional (com áudio).
A programação de aniversário inclui, este sábado, atividades para famílias com “Lego® em família”.
A primeira sessão, das 10h às 11h, destina-se a crianças a partir dos 6 anos.
A segunda sessão, das 11h30 às 12h30, será para crianças a partir dos 10 anos.
No terceiro e último momento, que será de pausa letiva para muitas crianças e jovens, haverá “Jogos para todos”, no dia 30, e “Experiências eletrizantes”, no dia 31.
Ambas as atividades decorrerão das 15h às 16h30 e destinam-se a crianças a partir dos 6 anos.
O Estaleiro é um espaço municipal dedicado à ciência e à tecnologia, que alia também o contacto com a cultura, o património e a identidade local, associando a longa tradição marítima da pesca de Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionam experiências de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos.
O Estaleiro tem como principal objetivo a promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação.