Tal como se esperava, o Executivo Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a abertura de concursos públicos para as empreitadas de requalificação de três estabelecimentos de ensino.
Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré; Escola Básica José Ferreira Pinto Basto e a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, ambas em Ílhavo, estão a concurso com prazos de execução que variam entre os 12 e os 14 meses.
Os valores base para os procedimentos das empreitadas são de 3,5 milhões para a Escola Básica Professor Fernando Martins, 5.4 milhões para a Escola Básica José Ferreira Pinto Basto e 10.4 milhões para a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, sendo que todos os valores serão acrescidos de IVA.
Os prazos de execução serão de 12 meses para as duas Escolas Básicas e de 14 meses para a Escola Secundária.
O Município de Ílhavo assinou, no dia 21 de junho, os contratos de financiamento com o Governo da República Portuguesa referentes à reabilitação destas escolas, garantindo um financiamento total próximo dos 19 milhões de euros, no âmbito do PRR, Plano de Recuperação e Resiliência.
Os valores de financiamento incluem, além das empreitadas, outras componentes como o mobiliário e as instalações provisórias para assegurar as atividades letivas.
Com estes investimentos, o Município de Ílhavo reforça o seu “empenho” na melhoria das condições dos diferentes serviços públicos, desta vez com foco especial na área da Educação, depois de garantidos financiamentos, também via Plano de Recuperação e Resiliência, para as áreas da Saúde e da Habitação.