A assinatura dos protocolos de apoio financeiro às Juntas de Freguesia está marcada para esta quarta-feira.
Os protocolos, aprovados por unanimidade pela Assembleia Municipal de Ílhavo, preveem a transferência do valor de 240 mil euros, repartido pelas quatro freguesias.
Mantêm-se os valores de 2021.
São Salvador (97.680 euros), Gafanha da Nazaré (85.440 euros), Gafanha da Encarnação (38.400 euros) e Gafanha do Carmo (18.480 euros) assinam os documentos.
A Assembleia Municipal de Ílhavo deu “luz verde” aos acordos mas pede simplificação processual.
Esse apelo chegou de autarcas de freguesia e da bancada Social Democrata que vê o sistema pouco adaptado às circunstâncias do momento.
O autarca da Gafanha do Carmo pediu essa adaptação.
Luís Diamantino diz que as Juntas não podem ficar amarradas a burocracias num tempo em que escasseiam materiais e os que existem estão com preço inflacionado (com áudio)
Da bancada Social Democrata ouviu-se apelo direto ao vice presidente da Câmara.
Flor Agostinho defende que ou há flexibilidade ou obras que vão ficar pela metade:
O vice presidente da Câmara de Ílhavo afirma que não há intenção de criar sistemas mais burocráticos mas ferramentas que ajudem as Juntas na sua execução e monitorização.
João Semedo tranquiliza os autarcas de freguesia deixando abertura para dar acompanhamento à execução dos projetos protocolados (com áudio)
Protocolos aprovados e prontos para assinatura, esta quarta-feira, dia 18, às 18h, na Biblioteca Municipal de Ílhavo (Sala Polivalente).