O Estado de Calamidade veio alterar a programação desta sexta-feira.
A inauguração dos Passadiços do Antuã, marcada para esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, foi adiada, ficando a nova data a anunciar oportunamente.
A decisão foi tomada ontem à tarde, de forma conjunta, pela Presidente da Câmara de Estarreja, Isabel Simões Pinto, pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, e pelo Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.
Na base desta decisão está, em primeiro lugar, a solidariedade para com as regiões do país afetadas pela passagem da depressão Kristin e onde foi decretado o estado de calamidade, assim como a previsão de agravamento das condições meteorológicas.
Os novos passadiços do Antuã, a nascente da cidade, resulta de investimento no âmbito da empreitada de conservação das margens do rio e construção de percurso pedonal a nascente do centro da Cidade.
Com uma extensão de 1085 metros, o novo percurso pedonal a nascente do centro da cidade tem o seu início no Parque Municipal do Antuã, junto ao Parque de Merendas, acompanhando as margens do rio até à ponte velha em direção à Turbina, com o seu término no caminho de acesso à Ilha dos Amores.
Financiada pelo Fundo Ambiental, a empreitada incluiu também a limpeza das margens do Rio Antuã, a recarga da mota das margens com terra e a regularização da face superior das motas numa extensão de 1165 metros.
O financiamento no valor de 422.438,20€ está previsto no contrato-programa Água que Une – Ações de Reabilitação e Restauro de Rios e Ribeiras (ProRios 2030).
A visita da Secretária de Estado Adjunta e da Juventude e da Igualdade à Cáritas Diocesana de Aveiro, prevista para esta manhã, foi adiada.
Deslocação ao Centro de Alojamento Temporário para Pessoas em situação de Sem Abrigo, Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Casa Abrigo para Homens Vítimas de Violência Doméstica será remarcada para nova data.
Criada em 1976, a Cáritas Diocesana de Aveiro é IPSS desde 1983.
Está sedeada no centro da cidade de Aveiro e a sua abrangência territorial corresponde diretamente aos 10 concelhos que fazem parte da Diocese de Aveiro (Águeda, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos).
Conta com 60 colaboradores, e tem uma presença efetiva em 30 das 101 paróquias da Diocese de Aveiro, através dos Grupos Paroquiais Cáritas.