No âmbito da candidatura de Ovar a 'Cidade Amiga das Crianças', o Município de Ovar já arrancou com a segunda edição da ação “Correio da Criança” e, nesta fase inicial, já recebeu mais de 60 cartas.
Mais uma vez, os alunos do concelho são, assim, desafiados a escrever, diretamente, ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, com sugestões e propostas sobre um tema que, neste ano letivo, é a mobilidade.
Uma a uma, todas terão a resposta do autarca, sendo que as melhores propostas vão ser integradas no plano de ação do Município de Ovar, à semelhança do ano anterior, em que cinco ideias já foram escolhidas e serão implementadas. “Com esta iniciativa queremos dar voz às crianças do concelho, convidando-as a ter um papel ativo na definição de políticas municipais”, explica Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que faz um balanço muito positivo da ação. “Temos recebido excelentes propostas que evidenciam a generosidade, criatividade e espírito crítico das nossas crianças e que nos demonstram, claramente, que o seu olhar é, de facto, fundamental para podermos construir um futuro com projetos cada vez mais amigos das crianças”, sublinha, acrescentando que, deste modo, “fomenta-se o espírito cívico das crianças e o seu sentimento de pertença, incentivando todos os participantes a serem cidadãos comprometidos com as suas causas”.as as escolas destes anos de escolaridade e, ainda, na Biblioteca Municipal de Ovar, na Biblioteca Municipal – Polo Esmoriz e no Museu Escolar Oliveira Lopes. Basta às crianças depositarem a sua carta no marco do correio. Depois, ela será recolhida pelo carteiro da Cidade Amiga das Crianças e entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar que, irá não só responder a todos os participantes, mas também, executar várias propostas.