Aveiro faz balanço positivo ao Ano Letivo 2023/2024.
O Conselho Municipal de Educação reuniu para analisar o final de ano letivo e lançar as bases de 2024/2025.
A autarquia diz que a apreciação aponta para um “balanço global muito positivo” em ano de entrada em funcionamento das renovadas e ampliadas Escolas Básicas de Azurva e do Bonsucesso e do Novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, num investimento global de 7 milhões de euros.
Há obras em curso com a construção da nova EB de Eixo, obras de ampliação e qualificação da EB dos Areais e da EB das Barrocas.
Quanto à EB do Solposto, está neste momento, em fase de preparação do procedimento, para lançamento do concurso público da segunda fase da obra.
Em fase de projeto estão ainda, as obras de ampliação e qualificação da EB das Leirinhas, da EB da Alumieira, da EB de Sarrazola e da EB Aires Barbosa.
A CMA tem, ainda, em curso os projetos de qualificação da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro, bem como da nova Escola Secundária Homem Cristo, que será edificada junto à EB 2,3 João Afonso.
O Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro) para o ano letivo 2024/2025 já está lançado e espera contributos dos Parceiros de setor para posterior aprovação, pelo Conselho Municipal de Educação, em setembro próximo.
Foi aprovada a proposta do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro, na sequência dos contributos apresentados por alguns dos Conselheiros, tendo sido igualmente aprovada a metodologia, para os passos seguintes.
O PEEMA será submetido a Reunião de Câmara, a qual deliberará sobre a abertura da discussão pública e posterior regresso ao Conselho Municipal de Educação e, por fim, novamente submetida a versão final para aprovação em reunião do Executivo Municipal.
Ribau Esteves agradeceu a participação da Comunidade Educativa nas iniciativas da Capital Portuguesa da Cultura, em particular as ações do Dia da Marinha (com a visita ao NRP Sagres) e do Dia de Portugal (nomeadamente a visita à Caravela Vera Cruz).