As Concelhias de Aveiro e de Ílhavo do Partido Socialista (PS) reuniram os Presidente de Comissão Política, os Vereadores eleitos e os líderes das Assembleias Municipais.
A reunião teve como objectivo "perspectivar a concertação de posições dos representantes do PS nos dois municípios, no que diz respeito à natural cooperação que Aveiro e Ílhavo devem levar a cabo para o adequado desenvolvimento sustentável dos seus territórios e da qualidade de vida das suas populações", pode ler-se num comunicado de imprensa.
Os dois Concelhos "apresentam uma particular inter-dependência em diversas dimensões, devido à proximidade entre os núcleos urbanos de ambos os municípios, à existência de uma dinâmica social, territorial e económica que deve ser valorizada pelas autarquias". Nesse quadro, as Concelhias entendem que "devem ser ponderados, de modo articulado entre os dois municípios, investimentos conjuntos nos dois Concelhos, tendo em conta as necessidades das suas populações e as funções dos territórios, particularmente dos espaços limítrofes".
Este exercício "assume particular importância", atendendo ao início do novo Quadro Comunitário de Apoio, pelo que as concelhias do Partido Socialista sublinham que "prosseguirão o trabalho conjunto de estudo e apresentação de propostas que valorizem a cooperação entre as autarquias, com vista ao reforço da coesão social e territorial" dos Concelhos de Aveiro e Ílhavo.