O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro, reunido em Ílhavo, aprovou a abertura de concurso para a elaboração do projeto de execução do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais da Região de Aveiro.
Haverá Centros em Aveiro, Águeda e Ovar e o Centro de Ílhavo vai manter a sua estrutura uma vez que está a trabalhar em conformidade com a Lei.
O valor estimado para a presente prestação de serviços é de 74 mil euros (+IVA), sendo o prazo de execução de 105 dias. Quanto ao projeto a desenvolver poderá vir a custar perto de 2,5 milhões de euros.
Foram convidadas a apresentar proposta quatro empresas Projetistas previamente selecionadas. Os serviços objeto do presente concurso compreendem as fases de estudo prévio, projeto de execução e assistência técnica na execução da obra.
O trabalho inicial envolve uma equipa de Técnicos das Câmaras Municipais envolvidas e da CI Região de Aveiro e aposta na criação de três centros em Aveiro (tentando fazer uso da obra iniciada em 2001), Águeda e Ovar. O CRO de Ílhavo, que está em funcionamento, cumprindo a legislação em vigor, é o quarto pilar desta estratégia.
O fim das políticas de abate e a capacitação do acolhimento, esterilização e o fomento das políticas de adoção são o quadro que orienta a ação dos futuros equipamentos.