Câmara de Aveiro avança para reabilitação das comportas e infraestruturas no Canal de São Roque.

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de um novo procedimento por concurso público para reabilitação das três comportas e infraestruturas no Canal de São Roque, pelo valor base de 753 mil euros.

Após um cuidado estudo de avaliação do estado das infraestruturas existentes, foram identificados diferentes problemas, que obrigam uma intervenção que reponha as condições de controlo do nível da água dentro dos canais urbanos, contribuindo para a devida eficácia de todo o Sistema de Eclusas e Comportas na proteção da Cidade de Aveiro. 

De acordo com o projeto, a empreitada irá visar a reparação das comportas, a reformulação do sistema hidráulico, estabilização de taludes, requalificação dos edifícios de apoio ao funcionamento das comportas e reorganização dos circuitos pedonais e cicláveis na zona de cruzamento com as referidas comportas. 

Trata-se de mais um investimento integrado na estratégia e opção política da Câmara Municipal de Aveiro de combate aos impactos provocados pelas alterações climáticas, nomeadamente, a regulação do nível da água no interior dos canais urbanos da Cidade, que impedem a propagação do efeito das marés e a contenção das cheias.