A Associação Cabeço Santo, gestora do Projecto Cabeço Santo e a Quinta das Tílias contratualizaram com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves o estabelecimento de dois Santuários para aves, um abrangendo as áreas da ACS na zona da Estação da Biodiversidade do Cabeço Santo (Ribeira do Tojo) e outro em torno das principais áreas produtivas da QT, junto a Belazaima do chão, Águeda.
Esta iniciativa visa, num primeiro momento, o levantamento da avifauna existente, a acontecer já esta Primavera, e, num segundo, a proposta por parte da SPEA e a implementação por parte da ACS e da QT, de medidas tendo em vista a melhoria das condições para a nidificação e a fixação das aves.
Num terceiro momento acontecerá ainda a avaliação do sucesso das medidas implementadas.
Esta iniciativa, promovida pela SPEA a nível nacional, tem já aprovadas várias dezenas de santuários, três dos quais no distrito de Aveiro.
Visa contrariar o declínio das populações de aves que se tem verificado nas últimas décadas, fruto da perda de habitat e da alteração de práticas culturais.