Aveiro: Parque de estacionamento do Rossio completa primeiro ano de atividade.

Um ano de funcionamento e um total de 67.739 entradas em 2024 no parque de estacionamento subterrâneo do Rossio.

A autarquia apresenta os dados referentes ao primeiro ano de operação salientando-se a procura nos meses de verão.

Setembro de 2024 foi o melhor mês com 11.569 entradas seguindo-se os meses de agosto e julho com 10.381 e 8.445 respetivamente.

Com um total de 219 lugares, o Parque de Estacionamento do Rossio cuja gestão está entregue à empresa Empark pelo prazo de 40 anos, faz parte da obra de Requalificação do Rossio.

A obra mais discutida nos mandatos de Ribau Esteves e que chegou a gerar manifestações populares, deixou a superfície mais liberta de viaturas, criou circuitos de entrada no Rossio a partir da zona da antiga lota e saída para as pontes.

Foi também utilizado para realização de momentos culturais, com destaque para as instalações artísticas do projeto PRISMA, e projetos expositivos com foram exemplo as exposições realizadas no âmbito da Feira do Livro de Aveiro com ligação direta à Praça central.

Numa das últimas interações sobre o projeto e as taxas de ocupação, o edil de Aveiro chegou a dizer que estava criado um depósito de água para situação de emergência caso a zona baixa da cidade registasse um quadro de cheias.

Nesta altura, a empresa construtora tem em curso trabalhos complementares no Rossio ao abrigo da garantia da obra e de algumas ações pontuais de melhoria da rede de drenagem de pluviais e de gestão das zonas de depósito dos resíduos sólidos urbanos e ecopontos.

“A Requalificação do Rossio foi uma importante ação de regeneração urbana tendo como resultado um novo espaço público de elevada qualidade a todos os níveis e para todas as Pessoas, com ganhos para toda a Cidade e Município de Aveiro, para as diversas operações comerciais, económicas e sociais que nela se desenvolvem, para todos os Cidadãos seus utilizadores”, conclui a Câmara de Aveiro em nota sobre o equipamento.