A CARMA, especialista mundial em Media Intelligence, analisou as autárquicas nas cinco principais capitais de distrito de país em matéria noticiosa e Aveiro é o 5º Município que desperta mais interesse noticioso.
PS, PSD e CDU são os partidos mais mencionados nos media na atual campanha para as Eleições Autárquicas, principalmente nos meios de comunicação regionais.
Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro são os concelhos que mais mediatismo têm nesta campanha e os candidatos recorrem às redes sociais para veicularem as suas ideias, mas com padrões de utilização diferentes.
O estudo sobre o mediatismo da campanha para as Eleições Autárquicas, em Portugal, nos meios tradicionais e redes sociais, analisou dados de 1 de Julho a 19 de Setembro de 2021.
O Relatório da CARMA conclui que a cobertura mediática desta campanha tem sido considerável e, do total de concelhos portugueses no continente e ilhas, os que foram alvo de maior cobertura mediática relativamente às eleições Autárquicas 2021 foram Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro.
Quanto aos candidatos e ao número de menções, em Aveiro José Ribau Esteves (15%), Manuel Oliveira de Sousa (9%) e Nelson Peralta (6%) dominaram este item.
Quanto a notícias do partido com maior exposição mediática em cada distrito, face à soma total de notícias dos partidos (em cada distrito), a equipa de analistas da CARMA conclui que o Partido Socialista lidera o volume de notícias em todos os distritos (entre 18% e 26%), com exceção de Leiria, onde o Partido Social Democrata é mais mencionado (22%) pelos meios de comunicação social portugueses.
Relativamente a Redes Sociais, foi analisado o número de seguidores e número de publicações dos três candidatos mais mediáticos nos concelhos de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro, no seu respetivo perfil nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter.
Em Aveiro, José Ribau Esteves é o candidato mais seguido nas redes com 3.764 seguidores, Manuel Oliveira de Sousa é o mais ativo em termos de publicações (214 posts).
Na lista de meios analisados, que engloba diferentes tipos de suportes, de âmbito nacional e regional, encontra-se a Terra Nova.
De acordo com o Managing Director da CARMA em Portugal, Luís Garcia, a visibilidade nos media “é determinante para a formação da opinião pública e todos os candidatos querem aparecer”.
“Como tal, a análise da comunicação de media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para os candidatos e partidos políticos veicularem as suas mensagens da melhor forma, comunicarem de forma proactiva e tomarem as melhores decisões”.