Estudantes comemoram Dia Nacional do Estudante com campanha que pretende "forçar" respostas do Governo. Lançam uma campanha que procura dar a conhecer os problemas que os estudantes do Ensino Superior enfrentam sob o mote “Sabias que…?”
Todos os anos, a 24 de março, os estudantes celebram o Dia Nacional do Estudante com o intuito de recordar as dificuldades e obstáculos enfrentados na década de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal.
Para o movimento associativo estudantil, responsável por esta mesma campanha – constituída por algumas das principais Federações e Associações Académicas e de Estudantes do país -, assiste-se hoje a uma “falta de visão e estratégia governativa relativamente ao Ensino Superior”.
Os estudantes têm vindo a mostrar-se frequentemente “desapontados” com a postura adotada pelo Ministério e reclamam respostas. Mais recentemente foi o relatório preliminar da OCDE a dar força às teses dos alunos.
Rede de Ensino Superior, Abandono e Ação Social e Financiamento e Investigação são os três pilares da campanha que estará em força nas redes sociais.
Para o dia 24 de março, os responsáveis estudantis já solicitaram uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa e com Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que pretendem receber em Portalegre.