A Câmara de Aveiro reafirmou, em Requeixo, o encerramento da escola primária e jardim de infância de Requeixo assim que fique concluída a obra da nova escola básica do primeiro ciclo em Nossa Senhora de Fátima que servirá alunos de Requeixo, Nariz e Póvoa do Valado.
Para já esse processo vai partir para a fase de projeto, aquisição de terrenos junto ao centro social e só depois será concretizado o lançamento da empreitada.
A concentração de alunos vai obrigar à deslocalização mas a autarquia deixou garantia de transporte para os alunos cujas famílias optem por recorrer à nova escola.
O PS reafirmou a sua posição ao encerramento da escola por entender que vai expor a localidade à perda de população.
Manuel Sousa defende que a escola poderia ser um elemento para atrair novos residentes (com áudio).
A autarquia alega que a escola tem vindo a perder alunos e funcionou este ano com 12 no jardim de infância e 24 no 1º Ciclo admitindo nova perda no próximo ano.
Ribau Esteves afirma que se trata de uma medida pela positiva.
Citou o exemplo do seu exercício presidencial em Ílhavo onde acabaram as escolas com uma ou duas salas em nome do rendimento escolar das crianças (com áudio)
A medida do encerramento está prevista na Carta Educativa, em formato revisto, e a autarquia aguarda apenas a homologação desse processo de revisão.