Albergaria: “Trilhamos, todos juntos, um extraordinário caminho em prol do desenvolvimento coletivo" - António Loureiro.

Albergaria celebrou os 190 anos do Município com distinções a instituições e personalidades locais e para António Loureiro foi tempo de balanço aos mandatos.

O autarca fez um balanço de mais de uma década à frente da Autarquia Albergariense, enumerando conquistas, desafios e o trabalho colaborativo com as várias entidades locais.

Loureiro prepara-se para deixar a vida autárquica de Albergaria e a celebração do último feriado municipal na condição de presidente de Câmara fica marcado pela mensagem sobre o caminhado trilhado.

“Trilhamos, todos juntos, um extraordinário caminho em prol do desenvolvimento coletivo, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e da perspectiva de um futuro melhor para as novas gerações”.

Na sessão solene, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, a Câmara Municipal atribuiu 10 Medalhas de Mérito Municipal a entidades locais, empresas e individualidades, uma Medalha de Bons Serviços e concedeu a Medalha de Ouro do Município, a mais alta distinção, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, que celebra, este ano, o seu 100.º aniversário.

O setor empresarial esteve em destaque com seis medalhas em 1o entregues pela autarquia.

António Loureiro salientou que, desde 2014, o volume de negócios das empresas locais registou um crescimento superior a 49%, ultrapassando os 1.423 milhões de euros no final de 2023.

Com mais de 2900 empresas a laborar no Concelho, empregando quase 10 000 colaboradores, a exportação tem sido uma prioridade, com 2024 a registar um total de 534 milhões de euros de bens ou serviços exportados, posicionando Albergaria-a-Velha como “um dos principais exportadores do país, à frente de várias capitais de distrito”.