O setor dos moldes reúne em congresso em Oliveira de Azeméis.
Iniciativa da Associação Nacional da Indústria de Moldes,a na próxima sexta e sábado, sob o tema "Moldar (n)um mundo em mudança"”.
Dois dias no Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis num evento com presenças do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Presidente da CEFAMOL, João Faustino, entre diversos especialistas nacionais e internacionais de setores e áreas relevantes para a indústria de moldes.
O XI Congresso da Indústria de Moldes reúne o setor que possui uma forte relevância na economia nacional, fruto da sua vocação exportadora.
Setor marcado por fortes investimentos organizacionais e tecnológicos, numa aposta ao nível do conhecimento, inovação e I&D e que garante uma presença no Top 3 Europeu, ao lado de Alemanha e Itália.
As exportações de moldes têm alargado a sua presença global em 2022 (superando os 500 milhões de euros), com atividade em 87 países distintos reforçando, assim, o cariz e dimensão internacional desta indústria.
“Este é um momento crucial para reunir a indústria dos moldes em Portugal que, graças à sua resiliência e dinamismo, está novamente numa evolução positiva de crescimento. Os mercados internacionais continuam a ser o foco desta indústria que, após anos dificeis devido ao impacto da pandemia e da guerra na Ucrânia, apela a instrumentos de recapitalização eficientes e de crédito para impulsionar e dinamizar o futuro, fortalecendo o investimento em tecnologia e inovação, acrescentando capacidade de produção”, afirma João Faustino, presidente da Associação Nacional da Indústria de Moldes.
São esperados cerca de 300 participantes em representação de mais de 100 empresas e entidades, e especialistas nacionais e internacionais, com diversas perspetivas e abordagens de como pode ser a evolução e quais as estratégias para o futuro deste que é um dos maiores clusters internacionais desta área.
A indústria de moldes tem o setor automóvel como principal cliente pelo que os diversos painéis da manhã do primeiro dia do evento serão focados na “Indústria Automóvel: Tendências e futuro”, “Requisitos, Necessidades e Expectativas dos clientes – Automóvel”, e “Posicionamento num mundo em mudança”.
A sessão de abertura está marcada para esta sexta, dia 17, às 9h, com intervenção do Ministro da Economia.
No primeiro dia, às 12h, destaque para a conferência de Paulo Portas “num mundo em mudança”.
A tarde de sexta-feira será centrada nos outros setores igualmente relevantes para a indústria dos moldes como o packaging, os dispositivos médicos ou o setor alimentar, bem como “Requisitos, Necessidades e Expectativas dos clientes - Packaging e Dispositivos Médicos”.
O segundo dia deste Congresso lançará a debate a “Eficiência Produtiva: Gestão de Recursos e Tecnologias”.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, estará presente no encerramento do congresso, no sábado, dia 18, pelas 12h15.