A Agenda Microeletrónica recebe uma delegação dos Estados Unidos para impulsionar a internacionalização e a cooperação tecnológica.
Viagem da delegação dos EUA acontece entre terça e quinta, com os dois primeiros dias na região de Aveiro e o terceiro a norte.
Iniciativa pretende aproximar o ecossistema português da microeletrónica de um dos mercados mais relevantes à escala global.
O objetivo principal será apresentar os projetos desenvolvidos no âmbito da Agenda Microeletrónica, pelos parceiros HFA, a PICadvanced e o ISR, evidenciando o impacto da inovação e da colaboração entre parceiros do consórcio.
O programa inclui também sessões temáticas, momentos de networking institucional e empresarial, reuniões B2B e visitas técnicas, com foco na internacionalização, na inovação e na cooperação tecnológica.
Esta é uma iniciativa promovida pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, com o objetivo de reforçar a ligação entre o ecossistema português da microeletrónica e o mercado norte-americano.
A ação arranca, esta manhã, no Parque de Ciência e Inovação (PCI), em Aveiro, em jornada de trabalho sobre o Mercado EUA na Microeletrónica.
A sessão de abertura contará com a participação da AIDA CCI, da PICadvanced e do PCI.
Seguir-se-á uma apresentação da Agenda Microeletrónica por Carlos Alves, da HFA, S.A., bem como uma reflexão sobre o posicionamento da região de Aveiro enquanto polo de desenvolvimento tecnológico e industrial, através das intervenções de Pedro Almeida, da Câmara Municipal de Aveiro, e Luís Miguel Silva, da TICE.PT.
Entre os momentos centrais do programa estará uma sessão dedicada ao ecossistema de semicondutores da Flórida, com a participação de Jack Henkel, da Florida High Tech Corridor, bem como Brenda Prenitzer e Raj Gautam Dutta, a apresentar as suas empresas, NanoSpective e Silicon Assurance, respetivamente.
Os convidados irão apresentar capacidades, tendências e oportunidades daquele mercado, contribuindo para aproximar empresas e entidades portuguesas de novas possibilidades de cooperação internacional.
A iniciativa incluirá também a apresentação de casos de uso e projetos desenvolvidos no âmbito da Agenda Microeletrónica, com a participação de empresas como a HFA, a PICadvanced e o ISR, evidenciando o impacto da inovação e da colaboração entre parceiros do consórcio.
A moderação estará a cargo de Alcino Lavrador.
A sessão de encerramento contará com a presença de Rui Dias, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e de um representante da AICEP. Após o programa institucional, terão lugar reuniões B2B entre empresas e entidades portuguesas e a delegação dos Estados Unidos da América, promovendo contactos diretos, oportunidades de colaboração e potenciais parcerias internacionais.
Durante o dia, a iniciativa prossegue com visitas técnicas a empresas e entidades da região de Aveiro, incluindo o Parque Ciência e Inovação e a PICadvanced.
Já no dia 17, as visitas serão à HFA, à Altice Labs e ao Instituto de Telecomunicações.
No dia 18 de junho, o programa estende-se à região Norte, em visitas previstas à ATEP – Amkor Portugal e ao INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory.
Criada no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência, a Agenda Microeletrónica conta com um financiamento elegível total de 67.493.749,13 euros, assegurado pelo PRR através do programa NextGenerationEU