O IAPMEI anuncia os vencedores dos European Enterprise Promotion Awards 2020 e a ABIMOTA está na lista.
Projetos Portugal Bike Value e HOSPESbyAHP Digital Plataform representam Portugal na Final Europeia.
Com o objetivo distinguir e partilhar boas práticas de iniciativa empresarial e inspirar potenciais empreendedores na Europa, decorreu ontem, 26 de outubro, a sessão nacional para distinção dos vencedores dos EEPA – European Enterprise Promotion Awards 2020.
Este ano, numa sessão via live streaming, deu-se a conhecer o que de melhor se faz em Portugal, no que se refere a boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.
Os projetos Portugal Bike Value e HOSPESbyAHP Digital Plataform são os dois vencedores distinguidos pela Comissão Europeia que irão representar Portugal na Final internacional em Berlim no mês de novembro.
O Portugal Bike Value, promovido pela ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins em parceria com Universidade de Aveiro, distinguido na categoria de Apoio à Internacionalização das empresas, é um projeto que tem como objetivo apresentar o potencial do território nacional para localização da indústria de bicicletas, estabelecendo-se como um player na cadeia de abastecimento europeia.
O HOSPESbyAHP Digital Plataform foi distinguido na categoria de Empreendedorismo responsável e inclusivo, projeto este da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal em parceria com o Turismo de Portugal.
Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) têm como objetivo identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do setor público a nível local, regional e nacional, na criação de condições favoráveis à promoção do empreendedorismo e ao desenvolvimento empresarial.
Lançados pela Comissão Europeia em 2005 e coordenados em Portugal pelo IAPMEI desde a primeira edição, os EEPA são atualmente dinamizados em 32 países e Portugal contribuiu com mais de 25% do total das candidaturas.
Este ano, o IAPMEI recebeu 51 candidaturas nas seis categorias a concurso: Promoção do espírito de empreendedorismo; Investimento nas competências de empreendedorismo; Desenvolvimento do ambiente empresarial; Apoio à internacionalização das empresas; Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos; e Empreendedorismo responsável e inclusivo.