O filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017” - conquistou o Prémio Especial do Diretor do Festival, no Zagreb Tourfilm Festival, que decorreu na Croácia, entre 13 e 15 de setembro.
Este é já o quinto prémio internacional que o filme, produzido pela Slideshow, vence para o Turismo Centro de Portugal. O prémio especial na Croácia junta-se ao “Grand Prix – Melhor Filme Português” e 1.º Prémio na categoria "Destinos Turísticos – Regiões”, no Festival ART&TUR (outubro de 2016), em Portugal; Melhor Filme na categoria de “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, Turquia (junho de 2017); “Silver Screen”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles (agosto de 2017); e “Silver Wave", na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro de 2017).
Graças aos sucessivos prémios ganhos nos festivais em que participa, o filme promocional do Turismo Centro de Portugal ocupa neste momento um lugar de destaque no ranking mundial de filmes de turismo do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo.
Está em 4.º entre 154 concorrentes, apenas atrás de filmes dos Emirados Árabes Unidos, Áustria e Dinamarca. Este ranking do CIFFT é elaborado por pontos, atribuídos pelos prémios conquistados em festivais da especialidade. No final do ano, em dezembro, realizar-se-á uma gala final, em Viena, Áustria, com os filmes mais bem classificados.
“Este prémio vem reforçar o processo de internacionalização da marca Centro de Portugal. O facto de o nosso filme estar a ser premiado num conjunto de festivais internacionais, como os de Los Angeles, Turquia, Sérvia e Croácia, permite-nos o alargamento para mercados que até aqui não estavam nas prioridades da promoção externa do Centro de Portugal”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, que lança uma pista para o futuro.
“Tivemos nesta deslocação à Croácia a oportunidade de um encontro com o Embaixador de Portugal neste país, Jorge Silva Lopes, onde se aflorou a possibilidade de intercâmbio cultural e turístico entre a Croácia e o Centro de Portugal”.
Os números mais recentes do INE dão conta que, entre julho de 2016 e julho de 2017, as dormidas de turistas estrangeiros no Centro de Portugal cresceram 25,5%, para 319,8 mil. O Centro foi, aliás, a região que mais cresceu neste indicador: quase cinco vezes mais que a média nacional, que foi de 5,4%.