Anadia recebe o “Portugal Wine Trophy”, considerado um dos grandes concursos de vinhos à escala internacional.
O evento tem início, esta sexta-feira, 26 de novembro, decorrendo até domingo, dia 28, nas instalações do Hotel das Termas da Curia, Anadia, numa organização do DWM - Deutsche Wein Marketing e do Município de Anadia.
Este ano estarão presentes cerca de 60 provadores, provenientes de mais de 20 países, que irão avaliar mais de 1500 vinhos oriundos das mais distintas regiões vitivinícolas de todo o mundo, incluindo a Bairrada.
Os produtores da Região Demarcada da Bairrada contam com condições especiais de participação, nomeadamente com a isenção de pagamento para inscrição dos seus vinhos e espumantes.
Um investimento do Município de Anadia que pretende, desta forma, incentivar e promover internacionalmente os vinhos Bairrada, bem como o enoturismo e outros recursos endógenos regionais.
De referir que o “Portugal Wine Trophy”, juntamente com o “Berliner Wein Trophy” e o “Asia Wine Trophy” é considerado um dos maiores concursos de vinhos do mundo, o qual conta com o patrocínio da OIV – International Organisation of Vine and Wine.
O setor do vinho que está a demonstrar resiliência à pandemia.
No Fórum Anual dos Vinhos de Portugal, da ViniPortugal, foi apresentado o desempenho do vinho português no mercado externo, com crescimento de 11,7%, em contexto adverso.
A par deste crescimento, o foco foi também para a valorização do preço médio por litro.
Embora o mercado nacional não registe resultados positivos, Portugal atinge números inéditos e muito positivos nas exportações que permitem antecipar o objetivo de atingir a barreira dos mil milhões de euros em 2023.
De Janeiro a Setembro de 2021, Portugal exportou 669 milhões de vinho, um crescimento de quase 12% e um aumento perto dos 5% do preço médio, em comparação ao período homólogo.
A ViniPortugal, entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos Vinhos de Portugal em mercados internacionais, realizou, esta semana (24 de Novembro), o Fórum Anual dos “Vinhos de Portugal”.
O evento reuniu o sector para apresentar o balanço de performance do vinho português no mercado nacional e além-fronteiras, tal como divulgar os Planos de Marketing e Promoção para 2022.
De Janeiro a Setembro de 2021, a venda de vinhos tranquilos no mercado português caiu 2,5% em volume (180 milhões de litros) e 5,1% em valor (562 milhões de euros), com o preço médio a descer 2,7%, face ao período homólogo.
Mas em compensação, os números das exportações deixam bons indicadores com Portugal a aumentar 6,7% o volume das exportações (244 milhões de litros), tendo crescido 11,7% em valor (669 milhões de euros), tendo o preço médio igualmente aumentado 4,7%, atingindo os 2,75€/l.
Quanto aos 5 maiores mercados de destino do vinho português temos França (84 milhões de euros), EUA (83 milhões), Reino Unido (60 milhões), Brasil (55 milhões) e Alemanha (40 milhões), sendo que as cinco geografias somadas representam 44,9% do volume total exportado e 48,1% do valor total exportado.
“O nosso objetivo para 2022 está em linha com o que temos vindo a fazer: queremos aumentar o valor em preço dos nossos vinhos, pois temos a excelência necessária para isso. A performance dos Vinhos de Portugal são um reflexo da resiliência e esforço de todo o nosso sector”, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.