A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv) organizou no passado fim de semana a 1ª prova da “Taça Norte 2023”, que contou com a presença de 64 velejadores distribuídos pelas classes Optimist (grupos, iniciado, infantil e juvenil), classes ILCA4, ILCA 6 e a tradicional classe Vaurien (dupla).
Estiverem presentes equipas do Clube de Vela Atlântico, Clube de Vela da Costa Nova, Clube de Vela Viana do Castelo, Náutica Desportiva Ovarense, Sport Club do Porto, para além das equipas do Sporting Clube de Aveiro.
De referir a forte presença dos velejadores mais jovens, totalizando 52 velejadores dos grupos iniciado, infantil e juvenil.
Embora no primeiro dia de prova se fizesse sentir um vento muito forte, o programa de regatas previsto foi executado em pleno, com a realização de 3 regatas no sábado, e outras 3 regatas no domingo.
Assim, após a realização de 6 regatas, os primeiros lugares foram distribuídos pelos seguintes atletas:
- Optimist Iniciado: Afonso Seabra (Clube de Vela Atlântico)
- Optimist Infantil: Luis Soares (Clube de Vela Atlântico)
- Optimist Juvenil: Tomás Pacheco (Clube de Vela Viana do Castelo)
- ILCA 4: João Pimenta (Náutica Desportiva Ovarense)
- ILCA 6: Jorge Ferrer (Clube de Vela Atlântico)
- Vaurien: António Oliveira / Eva Oliveira (Sporting Clube de Aveiro)
Esta é a 1ª prova da “Taça Norte”, uma prova regional composta por um total de 3 provas, estando integrada no calendário da Federação Portuguesa de Vela e da Associação Regional de Vela do Norte (ARVN), fazendo igualmente parte do plano de atividades da Estação Náutica de Aveiro.
A entrega de prémios contou com a presença de Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, seguindo-se um lanche oferecido pela organização a todos os atletas.
De referir que a prova teve o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Administração do Porto de Aveiro, Bresimar e Suzuki Marine.
O clube faz uma avaliação muito positiva da prova, envolvendo todos os meios físicos para realizar uma prova de qualidade e em segurança, envolvendo cerca de 20 pessoas na organização na logística na água e em terra, entre equipa dirigente, equipa técnica e colaboradores próximos.