A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) reconhecida como Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência (ONGPD) e Associação de Defesa dos Utentes de Saúde (ADUS).
Tem como missão promover a melhoria das condições de vida das pessoas com esclerose múltipla (PcEM), seus familiares e cuidadores. Fundada em Lisboa, em 1984, a SPEM presta um conjunto de serviços aos seus associados.
Atualmente a SPEM tem representação em todo o país, sendo que algumas das estruturas regionais têm sede física e mantêm serviços, como serviço social, consulta de psicologia ou atividades ocupacionais, enquanto outras são mantidas com o apoio de voluntários locais que apoiam os doentes e procuram sensibilizar a população para a causa da Esclerose Múltipla.
A Delegação de Aveiro foi recentemente reativada, ainda não tem instalações físicas, mas pretende dinamizar um conjunto de atividades, tendo como principal objetivo proporcionar às PcEM e sócios da SPEM uma maior proximidade com a Associação e promover a criação de uma comunidade que constitua uma rede de apoio para as PcEM na região de Aveiro.