A prova internacional de Orientação - Portugal 'O' Meeting 2015 realiza-se este ano, simultaneamente, nos Concelhos vizinhos de Vagos e Mira.
O evento foi apresentado hoje, em Conferência de Imprensa realizada ao início da noite, na Câmara de Mira.
Aquela que será "a maior prova de sempre", nas palavras do Director da competição, Bruno Nazário (ORI-Estarreja) "enche-nos de orgulho", sublinhou. Cerca de dois mil atletas, a maioria estrangeiros, vão participar em várias provas programadas para o período compreendido entre os dias 13 e 17 de Fevereiro. Actualmente estão inscritos perto de 1600 participantes.
O Clube de Orientação de Estarreja (ORI-Estarreja) organiza o evento que "reunirá os melhores atletas do mundo". O ORI-Estarreja "habituou toda a gente a organizações de altíssimo nível, só assim se compreende que os melhores do mundo já tenham confirmado a sua presença", vincou. "Há muitas provas que decorrem em simultâneo, em vários países, e eles optaram pela nossa".
Após as edições de Mira (2000), São Pedro do Sul e Viseu e Sátão, Mira e Vagos foram os Concelhos escolhidos para esta edição "que trará milhares de pessoas até nós, beneficiando directamente a economia local", disse Raul Almeida, Presidente da autarquia local. Na perspectiva de Silvério Regalado, Presidente da Câmara de Vagos, "com o País em crise, estas iniciativas de grande dimensão, beneficiam o turismo local, que é uma das nossas âncoras. Beneficiaremos as populações e comércio locais, apoiando o projecto", adiantou. "Com excelentes condições geográficas e capacidade hoteleira, parecem estar reunidas as condições para o sucesso do projecto".
Trata-se de um evento de 'Orientação Pedestre', integrado no calendário da Federação Internacional de Orientação e no da Federação Portuguesa de Orientação, "aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões extra competição, individualmente ou em grupo", disse Bruno Nazário.
As autarquias contribuem com um apoio financeiro de cerca de cinco mil euros e variado apoio logístico.
Toda a informação relacionada com o evento pode ser recolhida em http://www.pom.pt/pt/.