Cerca de uma centena de velejadores participaram na “Regata Cidade de Aveiro”.
A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro realizou a prova integrada na “Taça Regional Norte”, a primeira de três provas do calendário regional.
Aderiram clubes das zonas norte e centro do país, com a presença do Clube Naval Povoense, Clube Náutico da Figueira da Foz, Clube de Vela Atlântico, Clube de Vela da Costa Nova, Clube de Vela de Viana do Castelo, Náutica Desportiva Ovarense, Sport Club do Porto e o Sporting Clube de Aveiro.
Devido às condições climatéricas só no segundo dia foi possível realizar duas regatas.
No final das duas regatas disputadas, na classe “Optimist - Iniciado” a vitória na geral e entre as femininas foi para Inês Gomes do Sport Clube do Porto, com Miguel Sousa do Clube de Vela Atlântico a ser o 1º classificado nos masculinos e o 2º na geral.
Na classe “Optimist - Infantil”, o vencedor foi o velejador do Clube de Vela Atlântico, António Moreira, logo seguido de Joana Oliveira (Clube de Vela Atlântico) em 2º lugar, que também ganhou entre as femininas.
Nos “Optimists – Juvenis” Pedro Monteiro (Clube de Vela Atlântico) liderou, enquanto Matilde Caixinha (Clube de Vela da Costa Nova) foi a primeira entre as femininas e 6º na geral.
Na classe ILCA4, Sofia Lau foi a vencedora geral e feminina, com Guilherme Monteiro a ser o vencedor nos masculinos, ambos do Clube de Vela da Costa Nova.
Entre os ILCA6, Diogo Gameiro (Clube Náutico da Figueira da Foz) levou a melhor na frota, com Lara Silva (Clube Naval Povoense) a superiorizar-se entre as atletas femininas, concluindo em 4º na geral.
Na classe Vaurien, uma classe de longa tradição no Sporting Clube de Aveiro, a dupla António Oliveira e José Aires Moreira, da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro levaram o troféu do 1º lugar, com Manuel Torre (Clube Naval Povoense) na classe Laser Pico a acontecer o mesmo.
Na entrega de prémios marcaram presença Eduardo Feio, presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA), João Santos, diretor técnico regional da Associação Regional de Vela Norte (ARVN), João Allen, árbitro credenciado pela Federação Portuguesa de Vela, e os diretores Nuno Silva e Manuel Jerónimo do Sporting Clube de Aveiro.
De acordo com o clube “sendo apenas possível realizar regatas no segundo dia da prova devido às condições climatéricas, tratou-se no entanto de uma prova de grande sucesso, em que o clube demonstrou uma vez mais a sua capacidade organizativa, afirmando não só o clube, mas também a cidade de Aveiro e a Região de Aveiro”.
De referir que a prova, integrada no plano de atividades da Estação Náutica de Aveiro e no projeto “Aveiro@Navegar” do Sporting Clube de Aveiro, contou com apoios do Município de Aveiro, Região de Aveiro, Administração do Porto de Aveiro (APA), Vista Alegre e Isonáutica.