O Beira-Mar venceu o Alba, por 3-2, mas ainda não fez a festa da subida e do título este domingo uma vez que o Bustelo bateu o Alvarenga por 2-1.
Primeiro ensaio de festa da subida aos nacionais, em Aveiro, com muito público nas bancadas e um jogo que teve direito a reviravolta.
O Alba não quis colaborar ou facilitar a festa e apresentou-se equilibrado e ambicioso ao ponto de dispor de duas vantagens (0-1 e 1-2).
As lesões de Bruno Resende e João Paulo, antigos atletas do Beira-Mar, acabaram por retirar equilíbrio à equipa de Albergaria.
O mais que provável futuro campeão não se livrou do susto mas conseguiu partir à conquista dos três pontos como bis de Vando, o avançado que saiu do banco para dar a cambalhota no marcador numa altura em que o Alba estava reduzido a 10 por expulsão de Rafa Duarte.
Nesta fase valeu o guarda-redes Carvalheira, a grande figura da equipa com exibição de encher o olho num duelo particular com o avançado Rodrigo.
Nos descontos, o guarda-redes Maringá, do Beira-Mar, foi expulso por falta à entrada da área e Marco Pais foi para a baliza.
A próxima paragem é na Carregosa, em Oliveira de Azeméis, onde se pode fazer a festa no dia 25 de Abril.
"Temos Taça esta semana e depois queremos ir à Carregosa vencer e fazer a festa da subida", disse Cajó que falou em ansiedade na partida desta tarde.
Hugo Oliveira, técnico do Alba, diz que as lesões e as decisões da arbitragem influenciaram um jogo que poderia dar a vitória à sua equipa.
A jornada devolveu o Vista Alegre às derrotas em jogo com o Pampilhosa complicando a luta pela permanência.