Em ano de centenário, a Associação de Futebol de Aveiro prepara-se para alterar quadros competitivos e na celebração dos 100 anos tem a confirmação da organização do próximo torneio Lopes da Silva.
O Presidente da AFA afirma-se confiante numa época desportiva de sucesso no “futebol” distrital assumindo no novo ano com de transição.
Com mudanças nos quadros competitivos, a AFA admite que será um ano de transição ao nível do escalão principal no futebol de 11.
Depois de um escalão com duas séries, o SABSEG regressa ao formato original com apenas uma série.
“As consequências dos efeitos da Covid-19 implicaram alterações forçadas nos modelos de competição de alguns dos campeonatos, como foi o caso do Campeonato SABSEG. Naturalmente, não era isto que pretendíamos, mas fomos obrigados a fazê-lo. Agora, com o regresso da normalidade e com o campeonato a disputar-se numa única série, estamos convictos de que o campeonato principal da AFA vai continuar a ser uma referência nacional pelo seu nível e pela sua grande competitividade”.Em entrevista aos meios da AFA, o dirigente relembra que se trata de um ano especial com a comemoração do centenário.
Anuncia a criação de uma comissão para programar a celebração.
“De entre muitas iniciativas que estarão já idealizadas podemos, desde já, destacar que na próxima época desportiva foi adjudicado pela FPF a organização do maior Torneio de Futebol de formação masculino do país, o Lopes da Silva, que se irá realizar no distrito de Aveiro. Naturalmente que isto é mais uma prova do reconhecimento da grande capacidade organizativa da AFA dada pela FPF, mas, da mesma forma, obrigará a AFA a muito mais trabalho. Na verdade, teremos cerca de 600 atletas a competir no torneio, representando todas as Associações Distritais. Não queremos que o centenário da Associação seja uma festa só da AFA, mas sim de todos nós, com a envolvência de todos os clubes”.