A Universidade de Aveiro assinala o 30.º aniversário do edifício da Biblioteca.
Na terça-feira, 3 de junho, a Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA) assinala os 30 anos do seu emblemático edifício, uma obra de referência da arquitetura contemporânea portuguesa, assinada por Álvaro Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker.
Para assinalar a data, a comunidade é convidada a reunir-se no átrio da Biblioteca, a partir das 17h00, para um momento festivo com partilha de bolo e visita a uma exposição que conduzirá os presentes pelo percurso trilhado ao longo destas décadas.
Projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, vencedor do Prémio Pritzker — considerado o “Nobel” da arquitetura —, o edifício da Biblioteca é uma referência incontornável da arquitetura contemporânea portuguesa.
“Ao longo destes 30 anos, tornou-se ponto de estudo e admiração para arquitetos, estudantes e investigadores de todo o mundo, que visitam regularmente o campus para conhecer de perto esta obra de excelência”, refere a UA.
Mais do que um espaço de leitura e investigação, o edifício da Biblioteca é um exemplo vivo de como a arquitetura pode dialogar com a função pública, o ambiente académico e a identidade urbana.
O traço inconfundível de Siza alia sobriedade, luz natural e escala humana, criando uma experiência arquitetónica única.
Este evento marca o início de um ano de comemorações que decorrerá até 3 de junho de 2026, com várias atividades dedicadas à arquitetura, ao conhecimento e à memória deste espaço.