O Saxofone de Ben Wendel apresenta-se no Campus Jazz.
Saxofonista, compositor e produtor, Ben Wendel vai estar no Festival de Jazz da Universidade de Aveiro com formação neste primeiro dia e concerto esta quinta na Fábrica das Ideias.
O músico apresenta-se em concerto, a 29 de maio, com a Orquestra de Jazz da UA e orientará uma masterclass, uma tiny lab talk e um workshop.
A preenchida semana do Campus Jazz inclui ainda um showcase de escolas de jazz e uma jam session com João Martins Trio.
O músico originário do Canadá e residente em Nova Iorque traz ao Campus Jazz a sua versão de equilíbrio entre tradição e inovação.
Na UA, está esta quarta e quinta.
No primeiro dia, orientará uma masterclass, às 17h00, no auditório Renato Araújo (Reitoria da UA), e uma conversa descontraída (tiny lab talk), às 18h45, na sala de Reuniões e Tradução (Reitoria UA).
Para o segundo dia, estão agendados o workshop, às 14h00, no estúdio de Som do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), e o concerto com a Orquestra de Jazz da UA, às 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
A masterclass com Ben Wendel abordará temas como improvisação, composição, interpretação e a construção de um som único.
Esta masterclass destina-se a músicos, estudantes e entusiastas do jazz, proporcionando uma oportunidade de contacto direto com um dos artistas mais influentes da cena atual.
A conversa com Ben Wendel vai centrar-se no tema ”Ser músico hoje: desafios da carreira artística” e será conduzida por José Miguel Pereira, diretor da jazz.pt.
As conversas são transmitidas em direto no canal de YouTube da UA.
Na quinta-feira há concerto na Fábrica das ideias com a participação da Orquestra de Jazz da UA.
A Orquestra é constituída por alunos da licenciatura em Música, acompanha Ben Wendel para um concerto que promete explorar novas dimensões do jazz contemporâneo. Juntos apresentam um repertório que mistura a energia vibrante da orquestra com a sonoridade única de Wendel, conhecido pela sua criatividade e inovações no género.
Este concerto oferece ao público uma oportunidade rara de ver a fusão entre os músicos talentosos da UA e um dos artistas mais relevantes da cena jazzística atual.
A direção artística estará a cargo de João Martins, professor do DeCA.