O grupo de Teatro Ribalta associa-se ao Rotary Clube de Ílhavo em causa solidária para ajudar criança afetada por doença rara.
Apresenta, no dia 1 de Abril, na Casa da Cultura de Ílhavo, a peça “Criada para todo o serviço” com bilheteira a reverter para os cuidados da criança.
Chama-se Leonardo e sofre de doença rara que causa encefalopatia epilética e perda muscular.
Rui Dias, antigo dirigente do Illiabum, deu a cara pela causa e justifica com o conhecimento travado com a família ao tempo em que desempenhou funções no clube de Ílhavo.
“Destacavam-se por serem muitos e sempre disponíveis para ajudar em tudo quanto fosse necessário. Todos eles. Lembro-me em particular dos Festivais de Marisco em que todos colaboravam de forma muito ativa e de estarem sempre pelo pavilhão apitando, compondo a mesa, limpando o piso com a mesma alegria e disponibilidade com que jogavam ou não”.
A criança, caso único com a doença em Portugal (encefalopatia epiléptica associada a variantes do cromossoma PIGA), necessita de cuidados e a família enfrenta dificuldades para responder a encargos com medicação, fisioterapia, neuropediatria, entre outras valências.
“Ora se amor, cumplicidade e ternura não faltam ao Leonardo, falta-lhe o que mais facilmente lhe podemos dar: ajuda para isso mesmo: para que possa continuar o seu caminho nas melhores condições possíveis”, adianta Rui Dias que mobilizou Rotary Clube de Ílhavo, Teatro Ribalta da Vista Alegre e Câmara de Ílhavo para esta ação solidária.
Os bilhetes estão à venda, nos Centros Culturais de Ílhavo e da Ganha da Nazaré e na bilheteira on line BOL, a 5 euros e a receita reverte a favor desta família.