A Biblioteca Municipal de Albergaria homenageia Bernardino Machado no centenário da primeira eleição para a Presidência da República. Durante o mês de agosto a Biblioteca Municipal acolhe a exposição documental “Bernardino Machado e a I República” que retrata o pensamento político do antigo Presidente, desde a sua adesão ao Partido Republicano no início do século XX até 1925, ano em que voltou a desempenhar o cargo mais alto da Nação.
Ao longo de 22 painéis, acompanha-se a evolução política de Bernardino Machado, desde a sua luta contra o Franquismo e os Governos Clericais, até ao desempenho dos cargos de Ministro, de Chefe de Governo e de Presidente da República.
Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu no Rio de Janeiro a 28 de março de 1851 e morreu no Porto a 29 de abril de 1944. No tempo da Monarquia pertenceu ao Partido Regenerador e foi deputado e Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria no primeiro Governo presidido por Hintze Ribeiro.
Desiludido com a Monarquia, aderiu ao Partido Republicano em 1903. Após a implantação da República foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro de Portugal no Brasil e também Chefe de Governo por duas vezes. Bernardino Machado desempenhou o cargo de Presidente da República nos períodos 1915/1917 e 1925/1926.
A exposição documental pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal até 29 de Agosto.