Cantar de Reis em Ovar no arranque do ano.
São 27 Troupes e centenas de reiseiros que dão voz a uma das tradições mais genuínas do concelho.
O Município de Ovar promove três encontros de Reis nos dias 4, 5 e 6 de janeiro.
Para celebrar e valorizar esta vivência com características artísticas, sociais e performativas únicas, Património Cultural e Imaterial de Portugal desde 2020, o Município de Ovar preparou três iniciativas.
No dia 4 de janeiro, às 21h00, na Igreja Matriz de Ovar, está marcado um Encontro de Troupes de Reis, que contará com a participação das quatro Troupes de Reis mais antigas do concelho.
Seguem-se dois encontros no Centro de Arte de Ovar.
A 5 de janeiro, às 14h30, atuam as Troupes Infantis e, no dia 6, Dia de Reis, às 20h30, é a vez das Troupes Adultas.
“Esta é uma grandiosa tradição, fortemente enraizada na comunidade e, juntamente com a qualidade da música e das letras que, ano após ano, têm surpreendido e elevado a fasquia, o Cantar os Reis em Ovar promove o encontro, a partilha e une gerações”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.
“Continuamos a trabalhar na valorização das nossas tradições, apostando em eventos únicos, para a oferecer propostas culturais altamente distintivas, que só podem ser experienciadas, desta forma, no concelho de Ovar”.
No concelho de Ovar, atualmente, existem 15 Troupes Adultas e 12 Troupes Infantis.
Para além destes três momentos programados, ano após ano, as troupes, de forma espontânea, continuam a levar o “Cantar os Reis” a diversas casas, estabelecimentos comerciais, instituições e entidades, envolvendo centenas de vareiros.