Guitarras e bandolins estreiam a obra “Milodnab et Sarratiug” em Estarreja.

A Associação Cultural de Plectro (OPGBAC) apresenta-se no próximo dia 20 de Setembro em concerto em Estarreja.

Guitarras e bandolins apresentam a estreia mundial da obra “Milodnab et Sarratiug”, do compositor José Carlos Sousa.

O ciclo “Nova Música”, constituído por cinco concertos, encerra em Estarreja.

Projeto é protagonizado pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) que, ao longo de vários meses de 2025, tem mantido périplo por diversos ‘palcos’ do Norte e Centro do país.

O espetáculo de encerramento acontece no Cine-Teatro de Estarreja, no próximo sábado, dia 20 de setembro, com um espetáculo marcado para as 21h30.

No âmbito do referido projeto, a OPGB interpretou obras originais que encomendou a cinco diferentes compositores portugueses.

A última abordagem musical pertence ao compositor José Carlos Sousa.

Tal como refere o autor desta partitura, bem ao jeito de uma curiosidade, “O título da obra resulta da invenção gráfica de duas palavras que, lidas ao contrário, revelam parte da identidade sonora e conceptual da peça: Bandolim e Guitarras”, salienta.

O músico, que elegeu o bandolim como instrumento, pratica hoje a sua atividade profissional no domínio da criação musical mais afeta à eletrónica e à eletroacústica e é precisamente na ilusão, na semelhança com este último registo citado, que José Carlos Sousa apostou em termos de conceção.

“A peça foi concebida como se de uma obra eletroacústica se tratasse.”