A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro inicia, esta sexta, em Coimbra, a realização de um ciclo de ações de capacitação dirigidas aos agentes culturais da região Centro.
Com estas ações de capacitação, integradas no Programa Cultura ao Centro 2025, a CCDR Centro pretende investir na valorização do conhecimento, no reforço das competências de quem atua no terreno e no futuro das comunidades culturais da região.
Esta iniciativa é dirigida especificamente às associações culturais não profissionais sediadas na região Centro, com o propósito de consolidar competências, promover a qualificação do tecido associativo e apoiar a definição de estratégias culturais sustentáveis, participativas e coerentes com as especificidades do território.
As ações de capacitação irão decorrer, de forma presencial e gratuita, entre setembro e novembro, em horário pós-laboral, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Com ações práticas e participativas, o ciclo de capacitação vai poder fortalecer a ação cultural local, estimular redes de colaboração e valorizar recursos endógenos, identidade e diversidade cultural da região.
Em Aveiro haverá sessões a 3 e 4 de Outubro e a 5 e 6 de Novembro.
Com uma previsão de 300 participantes, estas ações de capacitação serão realizadas em duas formações diferenciadas: uma primeira, com a duração de nove horas, focada no desenvolvimento de projetos culturais sustentáveis e estratégicos (da ideia ao território) e uma segunda, com duração de seis horas, focada no enquadramento legal, contabilístico e fiscal das associações.