A Galeria da Antiga Capitania de Aveiro acolhe a exposição “...20 anos depois”, uma mostra que reúne dezenas de fotografias de Pereira Lopes.
As Minas do Pejão, Castelo de Paiva, Distrito de Aveiro começaram a funcionar em 1886. Fecharam a 31 de Dezembro de 1994. O livro, que deu origem a esta exposição, contempla mais de uma centena de pessoas retratadas. Todas elas estiveram, de uma forma ou de outra, ligadas às Minas do Pejão e pretende-se que representem os milhares de pessoas que trabalharam nessa empresa, pioneira no desenvolvimento social, recreativo e cultural dos seus funcionários. Vinte anos após o fecho, Pereira Lopes foi à procura do património humano.
Pereira Lopes começa a fotografar, de forma sistemática, em 2005. Em 2008, é convidado pelo Instituto Português de Fotografia, a participar no livro “Olhares”. Editou o livro “… 20 anos depois” com retratos de antigos funcionários das Minas do Pejão. É co-autor do livro “20: retrato a cores” das edições Vieira da Silva. Já expôs em Portugal, Espanha, França e Chipre.
A inauguração da mostra terá lugar às 18h30.