Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro recebe candidaturas até 31 de Maio.

Aberto mais um Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.

Ação no âmbito do ‘Campus Jazz’ – Festival de Jazz da UA – que surge para promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres.

O concurso destina-se a ensembles, sem trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses ou músicos estrangeiros.

As candidaturas devem ser submetidas até 31 de maio.

A primeira edição do CIJ_UA, considerada um sucesso em termos da qualidade e do número de ensembles participantes, foram recebidas candidaturas de 11 ensembles, que envolveram a participação de quase meia centena de jovens músicos.

Essa primeira edição revelou o Miguel Valente Quarteto, ensemble vitorioso em duas categorias (Melhor Ensemble e Melhor Composição Original).

Miguel Valente, que atuou com o seu quarteto na edição de 2022 do ‘Campus Jazz’, em entrevista para o jornal online da UA considerou que o Prémio conquistado na primeira edição do Concurso foi “perfeito” para facilitar a entrada, neste meio, em Portugal, e a divulgação do trabalho do seu quarteto, uma vez que vive em Amsterdão.

Aos ensembles que ainda não enviaram a sua candidatura, o porta-voz do quarteto premiado no ano passado sugere: “Sejam fiéis a si próprios; venham, tenham gosto pelo que tocam, sem muitas expectativas.”

A organização prepara parcerias para amplificar os resultados.

‘Guimarães Jazz’; ‘Estarrejazz’ e ‘Que Jazz é Este?!’ (Festival de Jazz de Viseu) são alguns dos eventos que passam a estar nesta rede promotora de talentos.

O Júri do Concurso é constituído por Jorge Castro Ribeiro; Carlos Azevedo; Joana Espadinha; João Mortágua e Paula Sousa.