Aveiro: Programação e cultura são desafios em competências steam nas escolas.

Aveiro mantém a aposta na educação STEAM.

O ano letivo vai ficar marcado pela atividade “Vem Aprender a Programar” dedicada à Plataforma UBBU.

Repartidos em dois níveis (mediante já tenham ou não frequentado esta atividade anteriormente) os alunos do Ensino Básico do Município terão a oportunidade de contactar com equipamentos e tecnologias digitais, para que possam usar de forma eficiente, crítica e responsável as tecnologias digitais.

A turma Nível I iniciará no dia 9 de outubro e decorrerá às quartas-feiras, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que integrem pela primeira vez a atividade.

Por sua vez, a turma de Nível II, iniciará no dia 10 de outubro, terá lugar às quintas-feiras para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que já frequentaram o Nível I, ou para alunos do 2.º Ciclo Ensino Básico que integrem pela primeira vez a atividade.

Ambas as sessões decorrem das 16h30 às 18h30.

Esta ação desenvolve-se no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e do programa de Educação STEAM do Município de Aveiro que pretende promover o interesse e o desenvolvimento de competências nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), proporcionando às Crianças e Jovens o contacto com diversos equipamentos e tecnologias digitais, para uma utilização eficiente, crítica e responsável das tecnologias digitais.

Outra das apostas é é o setor das artes.

Estão abertas até ao dia 11 de outubro as candidaturas para as “Residências Artísticas STEAM”, uma iniciativa Aveiro Tech City que se propõe ligar o setor criativo e cultural ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no âmbito da estratégia de Educação STEAM que tem vindo a ser implementada nas escolas do Município.

A Iniciativa “Residências Artísticas STEAM” destina-se a entidades do setor criativo e cultural, com sede ou residência num dos 11 municípios da Região de Aveiro, e será desenvolvido durante o ano letivo 2024/2025, em colaboração e cooperação com a Cidade Finlandesa de Oulu (Cidade Europeia da Cultura em 2026).

A entidade selecionada receberá um apoio financeiro de quatro mil euros.

As candidaturas devem ser efetuadas em formato digital, através do email aveirotechcity@cm-aveiro.pt.