Aveiro inaugura hoje a Feira do Livro 2025.
Cerimónia oficial de abertura está marcada para as 17h30 no Rossio palco da 49.ª Feira do Livro de Aveiro.
O evento vai contar com momentos no Mercado do Peixe.
Há visita guiada à exposição “Retratos contados”, de Alice Vieira, com a presença de Alice Vieira no Parque de estacionamento do Rossio.
Segue, às 19h00, uma conversa com a autora no Mercado do Peixe e o espetáculo “Canções ridículas” (21h30.
De 20 de Junho a 6 de Julho, a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe acolhem mais de 50 propostas multidisciplinares com entrada gratuita, que inclui uma zona de exposição e venda de livros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e sessões de autógrafos.
Após a apresentação do Livro “A Sagres em Aveiro 2024” integrada na programação do pavilhão de Portugal na Expo Osaka no passado dia 23 de maio, está agendado para este domingo, dia 22 de junho, pelas 16h00 no Mercado do Peixe, o lançamento do Livro “A Sagres em Aveiro 2024”, num formato de mesa redonda à conversa com Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal), Gouveia e Melo (à data Chefe do Estado-Maior da Armada - CEMA) e Proença Mendes (à data Chefe de Gabinete do CEMA e gestor da operação da Sagres e do Dia da Marinha em Aveiro).
“A Sagres em Aveiro 2024” evoca o simbolismo nacional do Navio-Escola Sagres, retrata o entusiasmo da população de Aveiro com o navio e demonstra a capacidade logística e cultural da cidade para acolher grandes embarcações em pleno coração urbano.
Reúne ainda testemunhos de visitantes, autoridades civis e militares, bem como dados históricos sobre o navio e fotografias de uma semana de eventos que marcaram a cidade.
É um dos destaques no arranque da Feira numa edição que vai contar com Bruna Lombardi, Marcelo Rubens Paiva, Bobby Duffy, David Fonseca e Pedro Chagas Freitas.
Ribau Esteves espera uma certame de sucesso.
“A Feira do Livro de Aveiro afirma-se como uma das grandes apostas culturais da nossa cidade, valorizando a literatura, o pensamento e o encontro entre autores e leitores. Regressamos ao novo Rossio para a segunda edição neste espaço renovado, reforçando um caminho de crescimento e inovação. Mantemos o conceito que tanto entusiasmo gerou no último ano, com a Praça Mundial de Clubes a funcionar em simultâneo, numa mistura improvável, mas muito interessante, que reforça a diversidade cultural e a atratividade deste grande evento de verão em Aveiro”.
Programa completo em: www.cm-aveiro.pt