As Festas em Honra de São Gonçalinho 2026 vão manter a traça habitual com formações culturais locais e as tradições do Bairro da Beira Mar e concertos com artistas da cena nacional e internacional.
Festa entre 8 e 12 de janeiro com epicentro na Capela de São Gonçalinho.
A celebração assente na dimensão religiosa do santo, pretende valorizar todas as tradições em torno de uma festa do bairro para o mundo.
“O cartaz personifica todo o ambiente festivo e rapioqueiro, tão bem conhecido pelas gentes da beira-mar, desde as alvoradas em festa, ao lançamento das cavacas, às missas, aos concertos, às cantorias espontâneas, aos licores, aos chapéus, aos vendedores de ruas, ao papa-cavacas, às danças e às velhas gaiteiras num imenso arraial festivo e popular”, refere a Mordomia que apresentou o cartaz.
O programa arranca no dia 8 com salva de tiros e arruada e noite de animação com o Grupo Coral Vera Cruz, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Tuna Universitária de Aveiro, Alma de Boquerón e DJ Køld.
Sexta-feira o destaque vai para os Átoa, no sábado para Miguel Araújo, domingo para “Tributus Pink Floyd Reverence Show” e segunda para os Némanus.