Kriol Jazz Festival promove laços culturais entre Portugal e Cabo Verde.
O Centro de Artes de Águeda vai ser palco deste festival que acontece pela primeira vez na Europa e que realça as fortes ligações culturais entre os dois países.
Trata-se de um evento cabo-verdiano que promove música de inspiração crioula e que vai acontecer pela primeira vez fora da Cidade da Praia (ilha de Santiago, Cabo Verde).
A extensão cultural resulta de uma parceria com a Câmara de Águeda.
O evento vai acontecer no Centro de Artes de Águeda este fim de semana, sábado e domingo, e contará com a presença, na sessão de abertura, do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Augusto Veiga.
“Portugal e Cabo Verde partilham uma ligação cultural profunda e enraizada na história, na língua e nas tradições”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que “é com grande satisfação que estabelecemos esta parceria cultural com a organização do Kriol Jazz Festival e com a qual conseguimos trazer para Portugal, que terá Águeda como palco, um dos mais aclamados festivais de música do mundo”.
O promotor do festival, Djô da Silva, salientou que fazer uma extensão do Kriol Jazz (cuja 14.ª edição vai decorrer entre 10 e 12 de abril, na cidade da Praia, em Cabo Verde) era uma ideia que “estava a ser planeada há alguns anos” e que foi concretizada “agora com uma parceira com a Câmara de Águeda”.
O festival conta com dois espetáculos por dia, com Elida Almeida, Sixun, Mario Canonge e Kenny Garrett.
No primeiro dia do Festival, dia 29 de março (sábado), Elida Almeida, com uma carreira de 10 anos que a levou a palcos internacionais, subirá ao palco às 21 horas.
Pelas 22h30, Sixun vão trazer a Águeda um “groove” pulsante, com ritmos envolventes e melodias cativantes.
A 30 de março (domingo), uma figura de destaque do jazz contemporâneo, Mario Canonge (Trio), atuará às 21 horas.
A encerrar o Festival, às 22h30, estará Kenny Garrett, nomeado oito vezes para os Grammy Awards, prémio que ganhou em 2010 com o projecto Five Peace Band, em parceria com Chick Corea e John McLaughlin.