A 5ª edição do Águeda Educa, projeto dinamizado pela Federação das Associações de Pais do Concelho de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, terá o seu início em outubro.
Trata-se de um projeto cujos objetivos gerais passam por contribuir para o exercício de uma parentalidade positiva; colaborar para o sucesso das crianças e jovens e aproximar as relações entre pais e filhos, famílias e escola,
Rosália Coelho (Psicóloga no Agrupamento Escolas de Águeda) dinamizará a 1ª sessão no dia 19 de outubro, pelas 21h30, na Escola Básica de Aguada de Cima, com o tema “Motivação: Missão Possível”.
O mês de novembro receberá a Matilde Dias (Psicóloga Clínica, Formadora Acreditada, Mentora, Coordenadora e Formadora no Projeto Escola de Pais - Formação Educação Parental) no dia 23, pelas 21h, na Escola Básica Fernando Caldeira, para tratar as Relações Interpessoais, de modo a consciencializar para a importância das boas relações no meio familiar, escolar e em sociedade, bem como discutir boas práticas.
Em dezembro será a vez de Sónia Seixas (Docente no Instituto Superior de Santarém) no dia 7, pelas 18h30, na Escola Básica de Valongo do Vouga, para falar acerca do “Cyberbullying”.
Em janeiro fala-se da importância de brincar com a presença da Educadora Gisela Dias (Educadora de Infância ANIP – Intervenção Precoce) a mostrar as possibilidades do Desenvolvimento das Crianças através da brincadeira ao ar livre.
Esta sessão realizar-se-á no dia 25 pelas 21h, na Escola Básica da Trofa do Vouga e pretende contribuir para o desenvolvimento saudável e integral das crianças.
A Autonomia e Flexibilização Curricular como oportunidade para construir uma escola para todos é o tema que Ariana Cosme (Doutorada em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Co-coordenadora do Observatório da Vida nas Escolas do CIIE) apresentará no dia 22 de fevereiro, pelas 21h, na Escola Secundária Marques de Castilho.
No dia 22 de março, pelas 21h, na Escola Professor Artur Nunes Vidal, “As dependências Tecnológicas” serão debatidas com a presença de Rosália Coelho (Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Águeda).
Assinalando-se em abril o mês dos maus tratos, abordar-se-á o tema Prevenção de Maus Tratos, com o Juiz Joaquim Manuel da Silva (Tribunal de Família de Menores de Mafra), no dia 24, pelas 21h, no Centro de Artes de Águeda.
Esta sessão conta também com a parceria da CPCJ de Águeda e pretende consciencializar para o flagelo das diversas formas de maus tratos e encontrar formas de os prevenir.
Este ciclo terminará, em maio, com Ana Menezes (Psicóloga da Clinica Clivida e Upcare Medical Center) a dizer que “Os pais (não) tiram férias”, no dia 10, pelas 21h30, na Escola Básica de Barrô, alertando para a importância de um acompanhamento permanente dos filhos, ao mesmo tempo que se desenvolve a sua própria autonomia.