O 23 Milhas assinala o Dia Mundial da Dança com a exibição do filme “Um Corpo que Dança”, de Marco Martins, que se apresenta esta segunda, dia 29, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, seguido de uma conversa.
Proposta que surge no contexto da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo e no seu compromisso de promover um pensamento em torno em torno da dança e da criação e reflexão na sua área.
Filme que documenta a história de um corpo a partir do percurso de uma das companhias de dança portuguesas do século XX.
O documentário de Marco Martins conta a história da Gulbenkian, mas também a da dança em Portugal, da sua história política, económica e sociocultural.
A partir de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos, é possível conhecer uma companhia e os seus corpos, da sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005 e assiste-se à libertação de uma sociedade em mudança num Portugal pós-fascismo.
No final da sessão, promove-se uma conversa com o diretor artístico da Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, Luiz Antunes, com as responsáveis pelas Escolas de Dança do Município de Ílhavo.
“Um Corpo que Dança” é apresentado, esta segunda, às 18h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.