Vagos prepara ciclo de formações para o turismo.

2022-11-16 10:15

Categoria: 

Concelho: 

Qualificar pessoas e destinos é o tema escolhido para abordar na assinatura do Protocolo do Programa “Formação + Próxima” que se realiza na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, às 16h30, no auditório da Biblioteca Municipal João Grave.

Qualificar pessoas é um dos primeiros passos para capacitar destinos.

E foi tendo presente esta premissa que o Município de Vagos aceitou o desafio do Turismo de Portugal para implementar o programa ‘Formação + Próxima’.

Ana Paula Pais, diretora do Departamento de Formação do Turismo de Portugal, Adriana Rodrigues, da Turismo do Centro e José Luís Marques, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, juntam-se a Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, na sessão que antecede o ato formal da assinatura do protocolo, para refletir sobre a importância de qualificar pessoas, os desafios da formação para o turismo, a oferta existente ou a criar e os novos paradigmas.

De seguida, Sandra Simões, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra fará a apresentação do programa “Formação + Próxima”, objetivos e formações futuras.

Este programa visa capacitar os colaboradores do setor do turismo, de forma gratuita, através de formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais em regime presencial e à distância.

Pretende-se, desta forma, “profissionalizar o turismo do concelho e todos os serviços complementares a este setor, de forma a valorizar os nossos recursos endógenos e integrá-los numa rede de oferta turística abrangente e consolidada”, explica a autarquia.

O plano de formação previsto tem a duração de 2 anos e abrangerá áreas diretamente ligadas ao turismo como o reconhecimento do território para melhor o promover, línguas estrangeiras, gastronomia, gestão de alojamentos, animação turística, assim outras áreas ligadas à gestão de negócios, marketing, vitrinismo, empreendedorismo, entre outros.

A primeira sessão online será a 22 de Novembro sobre “Marketing digital” e na agenda estão sessões sobre Vinhos da Região da Bairrada e Surf colocando “Vagos como destino seguro”.