Universidade de Aveiro integra projeto europeu para promover a Educação STEAM no ensino secundário.

2024-02-15 15:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra projeto europeu para promover a Educação STEAM no ensino secundário.

Promover a Educação STEAM no ensino secundário em Portugal, Espanha, Grécia e Turquia é o grande objetivo do projeto europeu OpenUS4ALL – “Open Universal STEAM for All”.

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, integra o consórcio responsável por esta iniciativa europeia.

O projeto OpenUS4ALL visa fornecer aos professores do ensino secundário de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia um enquadramento teórico e prático que lhes permita realizar projetos STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) enriquecedores e flexíveis no âmbito do currículo, e reduzir as barreiras e proporcionar oportunidades de aprendizagem a todos os alunos, implementando o Universal Design for Learning e a filosofia da Escola Aberta, sem perder de vista a importância e o papel das competências digitais.

Tendo em vista esse objetivo, o projeto será desenvolvido ao longo de 3 anos (até setembro de 2026), por 8 parceiros de Espanha, Portugal, Grécia e Turquia: Universidad Miguel Hernandez de Elche (instituição coordenadora, Espanha), Fundación Museo Didáctico e Interactivo de Ciencias de la Veja Baja del Segura de la Comunitat Valenciana (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento (Portugal), Epistimi Epikoinonia (Grécia), Kadir Has Universitesi (Turquia), Junior High School Livadochori Lemnos (Grécia), e Menteşe Şehit Mehmet Çetin Anadolu İmam Hatip Lisesi (Turquia).

Durante este período será desenvolvida a metodologia OpenUS4All que inclui uma plataforma, um programa de capacitação, um programa de workshops multiplicador, o programa de projetos STEAM, atividades de disseminação e avaliação final.

Neste consórcio, a Universidade de Aveiro é representada pelo Departamento de Educação e Psicologia e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades e ferramentas educativas de apoio digital e pela conceção e implementação do programa de formação de professores.

A reunião de arranque do projeto decorreu nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, em Elche, Alicante, Espanha.