UA lidera ranking nacional de universidades avaliadas por alunos.

2023-01-13 07:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) renova a liderança nacional no StuDocu University Ranking que se assume como o único ranking de instituições de ensino superior criado com base na opinião dos alunos e dirigido a alunos.

A UA lidera a lista portuguesa de 23 instituições avaliadas e está à frente em 10 dos 15 tópicos que constituem o inquérito efetuado entre 31 de agosto e 18 de novembro de 2022 servindo de base aos resultados publicados agora.

A UA surge no top 50 da Europa, revalidando a 21ª posição, num total 588 instituições avaliadas por 44.614 estudantes europeus.

No total, o ranking StuDocu, concebido pela empresa EdTech, com sede nos Países Baixos, avaliou 1.308 universidades no mundo com base em respostas de 72.340 alunos.

O ranking tem como missão partilhar informação dos atuais alunos sobre as diferentes dimensões da instituição onde estão inscritos, informação essa que possa ser útil aos futuros alunos, ajudando-os na tomada de uma decisão informada no momento de escolha da instituição.

A avaliação da consultora EdTech depende de um inquérito no qual se solicita aos estudantes (registados numa base de dados da empresa) que classifiquem as instituições onde estão inscritos, de acordo com uma escala de 0 a 10 em 15 categorias e em 15 tópicos.

A UA destaca-se qualidade de vida; instalações e áreas comuns; Grupos e Associações de Estudantes; Desporto; Segurança; Acessibilidade para alunos com deficiência; Diversidade e inclusão; Apoio financeiro; Alojamento nos campi e Ambiente romântico.

A liderança da lista de instituições europeias pertence agora à Università Telematica "Italian University Line", de Itália.