Resgates médicos no mar ao largo de Aveiro e Sines.

2022-04-01 17:04

Categoria: 

Concelho: 

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com as Capitanias do Porto de Aveiro e Sines e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR), efetuaram durante a tarde, dia 31 de março, duas ações de resgate médico, quase em simultâneo.

​​A primeira ocorrência, foi a de um tripulante com uma infeção ocular grave, que se encontrava na embarcação de pesca “SANTA MAFALDA", a cerca de 80 milhas náuticas, equivalente a 148km, a Oeste do porto de Aveiro.  

A segunda situação ocorreu no navio, “HISTRIA DOINE", que estava deslocado a cerca de 35 milhas náuticas, cerca de 65 km, a sudoeste, do porto de Sines. A emergência, neste caso, foi de um elemento a bordo, com dores no peito e dificuldades respiratórias.

Em ambas as situações, após uma avaliação, o CODU-MAR, considero-as como não urgentes, e por isso a embarcação seguiram em direção ao Porto, sendo que a primeira se deslocou para o Porto de Aveiro e a segunda para o Porto de Sines.

Em coordenação com o Capitão do Porto Aveiro e com o Capitão Porto Sines foram empenhadas as embarcações salva-vidas do ISN, Nossa Senhora dos Navegantes, e SR-36, para transportar ambos os doentes para terra, para posteriormente serem levados para unidades hospitalares.

Os resgates ocorreram, com sucesso, cerca das 22h00 (horas locais).​