Museu Marítimo de Ílhavo inaugura de Miguel Palma.

2023-12-02 07:12

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo inaugura exposição temporária “Mar Farpado”, de Miguel Palma, com peças e artigos que fazem parte da história do museu.

A exposição, patente até dia 18 de fevereiro de 2024, parte de um acervo de objetos que o artista Miguel Palma coleciona compulsivamente há muitos anos sobre a realidade material do nosso passado e artigos recolhidos no próprio Museu.

“Mar Farpado” é uma exposição concebida propositadamente para o Museu Marítimo de Ílhavo e contará com a colaboração do músico André Tasso, convidado por Miguel Palma, através de uma instalação sonora.

O resultado das suas apropriações e recriações é tão disruptivo quanto o princípio abstrato e um povo escolher como uma das refeições de eleição um prato elaborado com um peixe que se pesca nos confins do mundo.

Presente no mundo artístico há mais de três décadas, o seu trabalho é heterógeno, na abordagem artística assume diferentes interpretações como na escultura, na multimédia, e na performance.

O seu trabalho tem sido exibido em várias instituições culturais nacionais, como o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Colecção Berardo, a Culturgest e a Fundação de Serralves. No panorama artístico internacional, os seus trabalhos foram expostos em Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e França.

Abertura, este sábado, dia 2 de dezembro, às 11h, no Museu Marítimo de Ílhavo.